12/06/2023

Livros: modo de usar - recomendações

Um artigo do Brazil Journal muito interessante para todos aqueles que convivem com livros, mesmo sem conseguir ler com frequencia, mas que apreciam ter uma biblioteca e poder utilizá-la como refúgio no dia-a-dia...

Quais são as 10 dicas de Roberto Calasso, escritor italiano falecido em 2021 aos 80 anos, que passou a vida em torno dos livros:

1) Deixe marcas nos livros
2) Não despreze a baixa literatura
3) Encontre sua livraria ideal
4) Compre livros para ler mais tarde
5) Não exiba a biblioteca à toa
6) Biblioteca fajuta nunca!
7) A regra do bom vizinho
8) Ordem alfabética nem sempre funciona
9) Exclua livros
10) Admire o livro não lido


.Destaco aqui algumas passagens que me fizeram entender algumas reações que já tive e nem sempre compreendia bem...

“Na biblioteca perfeita, quando se vai em busca de um livro, acaba-se pegando um que está ao seu lado e que se revela ainda mais útil do que aquele que procurávamos.” Essa é a “regra do bom vizinho,” que Calasso atribui ao historiador da arte alemão Aby Warburg.

Basta uma olhada rápida na cor e na estética das lombadas em uma estante para, segundo Calasso, vislumbrar a “paisagem mental” do dono da biblioteca. Recomenda-se, portanto, que se resguarde a intimidade, evitando o exibicionismo livresco.

O escritor argentino Jorge Luis Borges evitava deixar marcas nas páginas com texto, mas fazia extensas notas nas folhas de guarda, em letra pequena (“caligrafia de inseto,” dizia)